quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Do joystick para a película


Adaptar histórias de games para a cinema e TV não é novidade. Mortal Kombat, Dungeon and Dragons e até mesmo a conhecidíssima dupla de irmãos encanadores Super Mario Bros já tiveram suas histórias passadas na grande tela. No entanto, não tiveram o sucesso atingido pelos seus jogos e falharam em representá-los.

Mas por que esse tipo de adaptação voltou aos radares de grandes estúdios como Sony Pictures, Dreamworks e Disney? 

Primeiro, os games melhoraram drasticamente no quesito do design – ninguém pode negar isso. Essa mudança foi tão grande que confunde muita gente que não está por dentro deste universo, já que nos próprios comentários dos teasers (vídeos de prévias da jogabilidade) de games, muitos costumam achar que é um trailer de uma animação ou até mesmo um filme. 


Outra questão é a complexidade do roteiro dos games. O que antes era apenas um jogo de luta ou de “passar de fase”, se tornou um universo complexo e extenso. Isso já foi percebido com a série de filmes de Resident Evil, que apesar do tema principal ser o mesmo, um apocalipse zumbi, cada filme segue uma história que se entrelaça.

Além disso, o público que geralmente gostava de video games, os chamados nerds, eram alvo de brincadeiras e até mesmo humilhações. Ou seja, ninguém dava muita atenção para os gostos dessa tribo. Agora, com o advento da internet e com a ajuda da popularização dos consoles, que agora têm preços mais acessíveis, o público cresceu a ponto de até mesmo influenciar nas escolhas dos atores que irão interpretar seus personagens de games favoritos. 

Agora, a lista de games que serão adaptados é enorme e continua crescendo: Assassins Creed, Halo, Uncharted: Drakes Fortune, God of War, Devil May Cry, Need for Speed, Deus Ex, Mortal Kombat, Where in the world is Carmen Sandiego, Shadow of the Colossus, Warcraf, entre outros.

Texto: Carolina Mildemberger

0 comentários:

Postar um comentário