terça-feira, 22 de abril de 2014

Darren Aronofsky

A Agência Maxime fez um pequeno resumo sobre a vida, obra e estilo do diretor Darren Aronofsky. Aronofsky é o diretor de Cisne Negro, filme que foi inspiração para o remake de nossa agência, e, como parte integrante do trabalho, estudamos suas características principais, tentando reproduzi-las no vídeo.

Nascido em Nova Iorque em 12 de fevereiro de 1969, Darren Aronofsky é diretor, produtor e roteirista de cinema. Após finalizar o ensino médio, Aronofsky estudou animação, cinema e antropologia em Harvard. Seus filmes de maior destaque entre a crítica são The  Wrestler (2008), com atuação de Mickey Rourke, Marisa Tomei e Evan Rachel Wood; e Black Swan (2010), estrelado por Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e Winona Ryder.

Seu mais recente filme, Noah, está em cartaz nos cinemas brasileiros e tem recebido duras críticas das instituições católicas devido à relação distorcida com as escrituras bíblicas nas quais a história de Noah é originária. 


Características da direção

A principal característica de Aronofsky, muito citada e comentada pela crítica, é a maneira com que o diretor trabalha com os elementos dramáticos para estreitar a experiência do espectador em relação aos sentimentos do protagonista. O hip hop montage, por exemplo, é um artifício utilizado por Darren para passar a tensão ao espectador por meio de montagens rápidas, movimentos acelerados de câmera e alteração no ritmo e passo da trilha sonora. A relação dos sentimentos e da interioridade do personagem com quem assiste é reforçada desde a narrativa e roteiro, que exploram as características mentais do protagonista, até a finalização da produção, com a edição frenética das cenas.

Outro elemento bem marcado é a presença constate de planos detalhe, que em alguns momentos, fazem o espectador “se perder” e se aproximar do universo caótico em que muitas vezes os personagens se encontram.


Confira abaixo o trailer do filme The Wrestler: 



Texto: Melvin Quaresma

0 comentários:

Postar um comentário