segunda-feira, 26 de maio de 2014

Thriller Psicológico?


O nome parece até um pouco sugestivo – e é mesmo. Um thriller psicológico é uma história ficcional que dá ênfase ao lado psicológico de suas personagens, mostrando seus mais profundos estados emocionais. Este, que é considerado um sub-gênero, é encontrado em livros e filmes, e normalmente contém ambiguidade sentimental e relações complexas entre personagens que, muitas vezes, são obsessivas.


Um thriller psicológico destaca o estado mental de pessoas comuns, mostrando sua perspectiva, pensamentos, conflitos internos e sua busca por algo que seja veementemente real. Além disso, nos filmes, há uma tendência a se deixar a história – ou o plot – de lado em favor dos conflitos psicológicos da personagem principal, o que, segundo o diretor John Madden (Shakespeare Apaixonado, Killshot) acabou por fazer com que o gênero não alcançasse tanta popularidade no cinema hollywoodiano. 

Alguns temas são abordados com frequência pelos thrillers psicológicos, como realidade, ponto de vista, identidade e morte. Igualmente, cenas que contém água ou inundações são frequentemente usadas como representação de uma mente inconsciente. 

Exemplos do estilo podem ser encontrados nos filmes de Alfred Hitchcock, David Lynch, Christopher Nolan e Darren Aronofsky (clique para saber mais sobre o diretor e para ver o remake de uma cena de Cisne Negro produzida pela Agência Maxime).

Na televisão, séries como Hannibal e Dexter também são exemplos de thriller psicológico. Já para os amantes da literatura, o escritor Stephen King é considerado o mais importante autor do sub-gênero.


Confira abaixo o trailer do filme Insônia (2002), do diretor Christopher Nolan.

Fonte: Wikipedia.

Texto: Silvia Tokutsune

0 comentários:

Postar um comentário